Sobre o músico

Aulus é mais uma prova do altíssimo nível de que o violão brasileiro desfruta. Músico excelente, dono de grande sensibilidade e bela sonoridade.
Revista Concerto

Aulus Rodrigues

Aulus Rodrigues, natural de São Gonçalo do Rio Abaixo, iniciou seus estudos musicais ainda criança, em sua cidade natal. Em Belo Horizonte estudou com Eduardo Campolina, Cláudia Garcia e Fernando Araújo e como bolsista do Projeto Jovens Talentos da Fundação Magda Tagliaferro, recebeu orientações do violonista Fábio Zanon.

Considerado um dos mais promissores violonistas de sua geração, já conquistou o primeiro lugar em diversos concursos, como o Concurso Nacional de Violão Souza Lima, Concurso Nacional de Violão Musicalis, Concurso Nacional de Interpretação Violonística do FENAVIPI e Concurso Jovens Solistas da OSMG.

Aulus Rodrigues já se apresentou nas principais capitais brasileiras, em eminentes teatros como a Sala São Paulo e o Palácio das Artes e já realizou recitais pelas séries Jovem Músico BDMG e Segunda Musical (Belo Horizonte), Música no Museu (Rio de Janeiro) e Violão no MASP (São Paulo). Em junho de 2012 se apresentou, sob a direção musical de Jaime Alem, no IX Encontro de Culturas, em Portugal, ao lado de músicos da Argentina, Brasil, Espanha e Portugal. No mês seguinte foi convidado para tocar no Concerto de Comemoração dos 35 anos da Rádio Cultura FM, realizado no Theatro Municipal de São Paulo e transmitido ao vivo para todo o país pela Rádio. Como solista orquestral, tocou com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Tatuí, sob a regência dos maestros Roberto Tibiriçá e João Maurício Galindo.

Paralelamente à sua carreira de solista, Aulus mantém uma intensa atividade camerística atuando em conjuntos de violão como o Duo Leque Harmônico e o Quarteto Corda Nova e em duo com a soprano Nívea Raf.

Premiações

  • 1º Lugar – XVIII Concurso Nacional de Interpretação Violonística, Teresina-PI
  • 1º Lugar – XX Concurso de Violão Souza Lima, São Paulo-SP
  • 1º Lugar – XIII Concurso Nacional de Violão Musicalis, São Paulo-SP
  • 1º Lugar – I Concurso Jovens Solistas da OSMG, Belo Horizonte-MG
  • 2º Lugar – I Concurso Pré-Estreia, São Paulo-MG

Downloads

Release em PDF Presskit

 

 

Raízes

 

 


Entrevista concedida à repórter Renata Simões para o programa Pré-Estreia, da TV Cultura.
Em reportagem gravada em setembro de 2011, em São Gonçalo do Rio Abaixo, o violonista Aulus Rodrigues fala sobre seus trabalhos e sua formação musical. A matéria conta ainda com a participação de seu pai, Ricardo Rodrigues.

 


Lá pelos idos de 1800, Manoel Pio Rodrigues dos Santos fundou a primeira banda de música na pequena cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, interior de Minas. Enquanto o ouro escoava pelas mãos dos bandeirantes, Manoel enchia a vila com melodias nunca ouvidas. Do bumbo ao pistom, todos os instrumentos eram tocados por membros de sua família, os Rodrigues, que souberam manter a tradição através dos séculos.
Em programa produzido pela Vale (veiculado pela rede Globo em 2007) Efrem Rodrigues, ou seu Fifito, como é conhecido na cidade, conta, ao lado de seus filhos e netos, um pouco da história recente da família com a música.